FÁBRICA DE CULTURA - MAC da Bahia - Arte Cultura e Educação: direitos de todos os povos

    Fábrica de cultura 
 Imaginemos por um instante que estamos sozinhos, mergulhados em um total vazio de ideias, sem ninguém para compartilhar os nossos anseios, medos, expectativas e sonhos. Que faríamos nessa situação? Invocar essa imagem em nossa imaginação é o primeiro passo para compreender o fato de que somos fabricantes de cultura. Por quê? Porque o fato de interagirmos com os outros indivíduos da nossa espécie nos faz adotar determinados comportamentos, eleger certos valores, escolher um ou vários tipos de alimentos etc. Nosso comportamento resulta da mistura de elementos oferecidos pelo espaço que habitamos e, ao mesmo tempo, pela nossa capacidade de viver em grupo.
    A cultura é como uma corda invisível que une os indivíduos em uma porção do espaço geográfico que chamamos de lugar. Somos produtores de cultura porque produzimos a nossa existência ao criarmos o espaço em que vivemos, ao desenvolver estratégias para nossa sobrevivência. Um simples fato nos coloca na condição de fabricadores de cultura: a comunicação. Somos a única espécie capaz de transmitir e ensinar aos nossos descendentes aquilo que aprendemos. Contudo, a cultura não se resume a mera transmissão dos nossos conhecimentos, tradições, histórias, lendas... é muito mais que isso. A cultura nos dá a capacidade de transformar o que existe e de criar uma existência única. Ela própria é a ferramenta com a qual modificamos a nossa existência e, ao fazermos isso, estaremos alterando a própria cultura. 
     Para construirmos cultura é indispensável que estejamos em grupo. Ela é um produto coletivo. Não há que se falar em cultura individual, uma vez que o indivíduo isolado não é capaz de superar todos os obstáculos que se impõe sobre ele. Mesmo que hoje alguém decida viver sozinho, de modo isolado do restante do mundo, já estará carregando consigo o produto da interações dos grupos que o antecederam e, portanto, já terá recursos culturais que o permitirão viver isoladamente. Ao afirmar que a cultura de um povo é um tesouro inestimável devemos ter em conta que estamos falando da própria vida desse povo. É o espírito de um grupo que pode ser materializado nos seus objetos, arquitetura, pintura e outras formas de concretude, tanto quanto nos seus conhecimentos, lendas, mitos, religião e demais elementos imateriais com os quais expressam a sua compreensão singular da vida. 
 Apenas a cultura é capaz de explicar a própria cultura.
 Edmario Nascimento da Silva – Acompanhante do MAC – Catu-Ba

1 | Gostou? Comente aqui!:

eva disse...

Texto muito bom, pois afirma que somos fabricantes de culturas. Ora: podemos transformar essa existência subjetivada, e construir outro modo de viver, mais justo, solidário e libertário. Parabéns Edmario!

Postar um comentário

As + lidas