O MAC

Quem sômos
Crianças e adolescentes dos meios populares do campo e da cidade, reunidos em pequenos grupos e articulados em Rede; Somos o MAC - Movimento de Adolescentes e Crianças.
Somos parte do Movimento Internacional de Apostolado das Crianças – MIDADE – MIDADEN – MIDAC – IMAC, com sede em Paris – França, e presente em 52 países.

Os educadores, jovens e adultos que nos acompanham e apóiam, são chamados de Acompanhantes.

Somos um movimento de Educação, Evangelização e Organização das crianças e adolescentes que vão tomando consciência da importância do que fazem e dizem, vão percebendo o sentido do que acontece em torno ou no meio delas, vão avaliando as próprias atitudes e construindo seus valores, vão desenvolvendo suas capacidades de planejar, organizar e empreender, vão se sentindo protagonistas!

Crianças e adolescentes que, a partir das atividades do seu gosto e interesse, do exercício das artes ou artesanatos, da prática dos desportos ou da realização de passeios e piqueniques, de festas, eventos e celebrações, vão partilhando, em grupos, seus anseios e angústias, seus sonhos e esperanças; vão debatendo os temas da infância ou da adolescência; vão desenvolvendo prazerosamente suas potencialidades, seus dotes, sua criatividade, seu senso de responsabilidade, seu espírito de iniciativa, organização e cidadania; vão implementando ações, campanhas e mobilizações; vão se exercitando na luta pelos Direitos seus e de todo o povo; vão dando o seu recado e contribuindo, a sua maneira, com a originalidade da sua idade, para a construção de um mundo onde todos sejam felizes e ninguém fique de fora.

Para viabilizar nossos interesses formamos coordenações locais, estaduais e nacional de crianças/adolescentes e de acompanhantes.

Missão
Inclusão social pela arte-educação, cultura e protagonismo infanto-juvenil, promovendo a cidadania, motivando para a vida, desenvolvendo sujeitos críticos.

Objetivos

 > Favorecer a livre expressão, a construção da consciência crítica e o desenvolvimento integral e integrado das crianças e adolescentes, como pessoas, na originalidade da sua idade, a partir de seus espaços de convivência, contribuindo com a construção e afirmação da Cidadania das Crianças e Adolescentes, incentivando o seu protagonismo na vida do seu movimento e na sociedade.

> Assegurar a defesa e a promoção dos direitos da criança e do adolescente, numa ação complementar ao movimento social pela garantia dos direitos humanos - em suas dimensões política, econômica, cultural, social e ambiental -, agindo de forma articulada com outras organizações sócio-políticas e educativas.

> Garantir a formação e a capacitação dos acompanhantes, educadores(as), na arte-educação, na animação cultural e na evangelização, de acordo com a linha político-pedagógica do MAC, potencializando a qualidade de suas ações tanto nos processos quanto nos resultados e impactos.

> Incentivar e apoiar a Articulação e Representação das Crianças, Adolescentes e Acompanhantes junto aos Organismo da Igreja Católica, Movimentos Ecumênicos, ONGs ligadas a Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Redes, Conselhos e Entidades afins, como também na articulação e estrutura organizativa do próprio Movimento viabilizando o protagonismo das Crianças e Adolescentes em sua Organização.


As + lidas