MIGRAÇÃO: UMA RIQUEZA
DESDE SEMPRE PARA TODOS OS POVOS
PRIMEIRO
ENCONTRO
TEMA: O QUE É MIGRAÇÃO?
Ambientação:
Bíblia, vela, marcas de pés desenhados e recortados, mala de viagem (recoberta
de imagens de viajantes ou colocar as imagens em separado da mala).
1. Mantra: Convide as pessoas
para ficar um momento de silêncio observando e contemplando a
ambientação. Depois cante (refrão contemplativo): Teu sol não se
apagará/Tua lua não será minguante/Porque o Senhor será tua luz/Ó povo que Deus
conduz.
- Oração inicial: Senhor Jesus Cristo, experimentastes desde
o berço a dureza de ser um migrante para proteger-se dos inimigos da vida.
Em companhia de Vossa mãe Maria e São José, ganhastes honestamente o pão
de cada dia como marceneiro em Nazaré. Fortalecei os migrantes que saem
pelo Brasil a fora para trabalhar, longe do carinho protetor de suas
famílias, amigos e comunidades. Sejam sempre bem acolhidos, compreendidos
e integrados pela Igreja e pela sociedade nos lugares onde forem morar
temporariamente. Amparai-os na integridade de sua saúde e na dignidade de
seus direitos. Sejam mais valorizados e compensados pelo seu exaustivo
trabalho na agroindústria nacional. Durante o período da migração,
sustentai-lhes na fé e na defesa de valores humanos e cristãos, herdados
das tradições familiares e comunitárias. Que eles retornem sempre ao seu
lar trazendo os frutos de digno trabalho e amor às lutas em favor do
progresso de sua comunidade e de Vosso Reino. Amém!
- Falando da vida (VER), a partir
da música: Lamento Nativo
Lamento Nativo
(Frei
Domingos dos Santos O.P)
Eu venho
de longe, eu sou do sertão
Sou
Pedro, sou Paulo, Maria, João
Eu sou
brasileiro, mas sou estrangeiro
Lutei
pela pátria e ganhei cativeiro
E agora me digam se eu tenho direito
Se sou cidadão ou por Deus não fui feito?
Eu sou a
nação, eu também sou irmão.
Sou povo
de Deus e não tenho porção.
Eu venho
da fome, da seca e da dor.
Eu sou o
trabalho e não tenho valor.
Eu faço
a cidade e não moro: me arranjo
Plantei
e colhi, mas não como: sou anjo
Eu venho
da terra sem distribuição.
Eu sou
do cansaço sem compensação.
Eu venho
de longe, eu sou do sertão:
Sou
Pedro, sou Paulo. Eu sou a Nação.
Eu faço
a cidade, mas sou estrangeiro.
Lutei
pela pátria e ganhei cativeiro.
Eu venho
de longe, eu sou do sertão.
a) A música fala que o migrante veio da seca, da fome e da dor. Que
dores são essas?
b) Para você o que o compositor queria dizer nos versos: “Eu faço a cidade e não moro: me arranjo.
Plantei e colhi, mas não como: sou anjo”?
c) Todas as pessoas foram feitas por Deus. Por isso todas têm o
direito de viverem bem e dignamente. Você conhece algum migrante com uma
história parecida com a música?
4. Refletindo sobre
o tema:
Leitor 1: A
palavra MIGRAR significa a passagem de um lugar para outro. E no dicionário
Aurélio MIGRAÇÃO significa a passagem de um país para outro. Portanto, tanto pessoas
quanto outras espécies animais fazem migração.
Leitor 2: Porém,
a migração que iremos refletir aqui é a migração de pessoas que saem de um
lugar para outro. A migração tanto pode ser interna (dentro do mesmo país)
quanto pode ser externa (de um país para outro). Na migração interna a mudança
geralmente se dá do campo para a cidade, dos interiores para as capitais e das
regiões mais pobres para as mais ricas.
Leitor 1: A migração
se tornou mais forte a partir da revolução industrial do século XIX. Os
historiadores falam que entre 1830 a 1930 cerca de 100 milhões de pessoas em
todo mundo migraram para próximo das fábricas. Os dados mais atuais já indicam
que desde 2007 a maioria da população mundial vive em cidades. Isso quer dizer
que a grande migração foi do campo para o mundo urbano.
Já em relação à migração
internacional, segundo o relatório da ONU (de 2009 - Ultrapassar barreiras: Mobilidade Humana e Desenvolvimento Humano), estima-se que 200 milhões de pessoas são
migrantes internacionais.
Leitor 2: Diante
disso, o que podemos fazer para acolher melhor as crianças e os adolescentes migrantes
e seus familiares? Pois, o Brasil tem uma grande história de migração desde a
chegada dos portugueses em 1500. Mas é a partir dos anos de 1950 que o fluxo de
migrações cresceu no país, do campo para cidade e dos estados mais pobres para
os mais ricos. E mais recentemente muitos brasileiros têm saído para
trabalhar/morar em países mais ricos, enquanto pessoas de outros países mais
pobres estão vindas para o Brasil.
5.
Leitura bíblica (JULGAR): Lv 19, 33-34
6. Meditação/partilha:
O que a Palavra de Deus pede para fazermos diante dessa realidade?
7. Pai Nosso: Senhor,
lembre-se de nós no seu Reino e nos ensine a rezar acolhendo o migrante: Pai
nosso que estais no céu...
8. Agir: Vamos pesquisar
sobre a migração das nossas famílias. Cada um vai conversar em casa sobre o
passado dos seus familiares, a respeito da migração. Pergunte:
* Quando foi?
* Por que migrou?
* Como foi deixar
sua terra e as pessoas queridas?
* Quando chegou o
que aprendeu? O que gostou?
* Trazer para o
próximo encontro fotos ou carta ou algum objeto da época da migração de seus
familiares.
9. Produção
do material – compreensão da meninada
Gibi
|
Paraíba e Pernambuco.
|
Desenho
|
Bahia e Delmiro
|
Textos (poema, história de vida, contos, etc.)
|
Ceará e Mossoró
|
Idéias de ações transformadoras -
|
Ceilândia e Goiás.
|
10. Preparar o
próximo encontro: Em que lugar será? Que horário?
Dividir tarefas para o próximo encontro: coordenação, ambientação, oração, motivação da vida (preparar o material necessário), escrever o tema, dividir quem ficará responsável por cada parte do encontro...
Dividir tarefas para o próximo encontro: coordenação, ambientação, oração, motivação da vida (preparar o material necessário), escrever o tema, dividir quem ficará responsável por cada parte do encontro...
11. Benção final (à escolha do grupo).
12. Brincadeira
Sugestão de filmes:
MORTE E VIDA SEVERINA (desenho animado)
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=alOXpuFX8yo
O MIGRANTE
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=63i0I3IYpy0
MIGRANTES.
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=Laf1BwcGpgI
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