RIQUÍSSIMO TESTEMUNHO DE NAZARÉ - Acompanhante no RN

Companheiros, amigos, irmãos, colaboradores, apoiadores e simpatizantes do Movimento de Adolescentes e Crianças – MAC:
A exitosa experiência que vivenciamos nos marcou tão profundamente que, nos eventuais encontros entre ex participantes havia uma legítima explosão de alegria na certeza de que: “quem passou pelo MAC jamais esquece”. E aí, reacendia o desejo de promover um evento para relembrar fatos marcantes e a contribuição com as mudanças pessoais e sociais.
Particularmente, foi uma experiência que me enriqueceu como pessoa, como cidadã, como profissional. Foi onde me descobri como protagonista da minha própria história, onde adquiri um novo olhar sobre o lugar em que vivo e sobre as pessoas com quem convivo, onde compreendi que ”é impossível ser feliz sozinha” e que a dor partilhada nos alivia e que os problemas assumidos em conjunto, nos liberta e nos transforma.
Foi nele que descobri a motivação em lutar por uma sociedade verdadeiramente fraterna, estendendo minha atuação para outros setores, mas, carregando um profundo sentimento de gratidão e uma sensação de “dívida” que procurava amortizar com algumas ações pontuais.
E aí sempre sonhava em voltar a acompanhar um grupo, como forma de retribuir o muito que recebi do MAC.
A primeira iniciativa foi com adolescentes do nosso convívio. Marina - minha filha caçula, seus amigos da escola, os primos e primas, os filhos de pessoas que frequentam nossa casa...
Foi muito interessante. Um grupo facim facim de acompanhar. Turma “cabeça”. Dessa iniciativa, surge hoje, a ideia de realizar em dezembro, um grande encontro, uma grande festa com os Filhos do Movimento, na intenção de nos ajudar a fortalecer essa turma para o embate contra o “modelo de felicidade” imposto pela sociedade de consumo.
Mas, foi a partir de uma observação de Marina que me estimulei a acompanhar outro grupo, da nossa comunidade. Abordei Sabrina, minha sobrinha e afilhada que mora na outra rua. Falei sobre o MAC e perguntei se gostaria de participar e quem ela gostaria que fizesse parte do grupo. Ela indicou muitas amigas e amigos, mas pedi para citar apenas três. E, segui com as entrevistas até identificar o grupo natural de amigos. Em seguida convidei para uma reunião na minha casa, no dia 3 de maio. E foi maravilhoso. Quase não durmo nessa noite de tão feliz.
Passamos a nos encontrar ordinariamente toda terça-feira e extraordinariamente quando necessário. Pela vontade deles, nos encontraríamos todos os dias e iríamos a todo canto juntos. Outro dia, recebi uma mensagem no celular:
Ei Nazaré vc tem alguma missa ou coisa assim para eu ir hoje pq se tiver deixe eu ir com vc
Nas minhas passagens na rua que antes ninguém notava, passou a ecoar um grito:
Nazaré, vai ter MAC hoje?
Aí vimos necessidade de identificar o grupo. Precisávamos escolher um nome que tivesse sentido para quem participa dele. Sugestões: Ti, ti, ti, Malhação...
Até que Tâmela, olhando pra camiseta da caminhada do Meio Ambiente*, se expressou:
O nome bom para o nosso grupo é: CAMINHO DA FELICIDADE.
E argumentou:
Porque é aqui que a gente é feliz. Todo encontro a gente fica feliz e sai mais feliz ainda. A gente brinca, conversa merenda, reza. Só faz coisa boa, que deixa a gente feliz. Então: o nosso grupo é o verdadeiro caminho da nossa felicidade.
Questionei:
Mas vocês não fazem isso em outro canto?
Responderam:
Mas é diferente...
Como é essa diferença?
A gente aqui, faz de forma organizada.
A gente respeita uns aos outros...
A gente assume responsabilidades...
divide tarefas...
É diferente, é muito diferente...
Foi colocado em votação, aprovado com muitos aplausos.
O certo é que, apesar do pouco tempo de caminhada do grupo, já tenho muita história boa prá contar. Destaco a motivação para o reencontro dos veteranos, que denominamos Encontro de Articulação. Foi planejado e assumido pelo grupo, com o suporte de alguns veteranos que sempre me cobravam a realização desse evento.
Foi muita emoção, muitas ideias e principalmente muita, vontade de continuar se encontrando.
Marcamos um segundo, com a presença da Ir Lucimar. Brincamos, manifestamos o que mais nos marcou, relembramos fatos engraçados, rimos muito, mas, sobretudo, partilhamos nossas inquietações com o mundo de hoje e o que a gente tenta fazer, no nosso trabalho, na família, nas igrejas dos diversos credos, no centro espírita...
Ficou claro a necessidade e a importância de nos mantermos unidos, articulados e que o MAC seria esse ponto de convergência.
Concretamente tiramos uma comissão para dar encaminhamento às sugestões, para regar essa semente que voltou a brotar. Eu, Margarida Silvino, Cinara Laurean e Maria da Sáude com a ajuda de Irmã Lucimar Miranda que se a dispôs vir com mais frequência lá da Diocese de Itapipoca no Ceará para nos dar um reforço espiritual.
A notícia da revitalização do MAC está se espalhando.
Já tivemos dois encontros na Praia de Cristóvão; outro encontro com remanescentes do grupo Pica-pau, que foi acompanhado por Socorro Bezerra (atualmente na Cáritas); faremos outro no Bairro Nova Vida e pensamos em fazer vários, por comunidades. Nesses encontros, as próprias crianças e adolescente do grupo Caminho da Felicidade fazem brincadeiras, apresentam o que sabem sobre o MAC (pesquisaram na internet, estudaram o PPP) e falam o que acontece no grupo. Sempre tem alguém que foi do MAC e relembra o que acontecia no passado, e ressalta que os problemas de hoje são muito mais sérios, porque tudo tem que dar lucro, tudo virou mercadoria, inclusive as crianças e os adolescentes.
No final de outubro, pretendemos realizar um Curso de Formação, com a assessoria de Reginaldo Veloso com possibilidades de se transformar num encontro Regional - RN e CE.
Definimos para o mês de dezembro, o encontrão dos Filhos do Movimento Como preparação, lançaremos para eles a sugestão, conversaremos, procuraremos motivá-los, pegar ideias...
Ao mesmo tempo, para quem vai demonstrando algum interesse pelo MAC, vamos orientando para que passe a observar melhor as crianças e a anotar o que ver e o que sente. É a preparação para o curso de formação.
Tivemos notícia que, na reunião dos pais da catequese da paróquia de São Manoel, falaram da reanimação do MAC e alguém relembrou do tempo das liturgias das crianças e aí, o padre destinou um domingo por mês para a celebração das crianças.
Nós, os veteranos do MAC daqui de Mossoró queríamos muito nos encontrar, mas, eu, necessitava ter claro para que, em que resultaria de bom para a nossa vida, para o MAC, para a vida das crianças e dos adolescentes de hoje e para o mundo. A inspiração veio da apresentação do Projeto Político Pedagógico, feita por Afonso Horácio Leite. De repente, tudo ficou muito claro: partilhar a experiência de uma história de sonhos vividos, como projeção de sonhos a viver.
O MAC de ontem, de hoje e de sempre necessita de muita gente:
Necessita das Crianças e dos adolescentes organizadas com a ajuda de verdadeiros amigos delas, de gente que se disponha a acompanhar os grupos...
Necessita de gente para cuidar da memória, da história, do registro para as próximas gerações...
gente que oriente, que assessore..
gente que ajude na busca de recursos...
O MAC necessita de todos nós, porque o mundo necessita do MAC.
Tenho consciência que o trabalho de cada um de nós representa muito pouco, mas, sempre lembro que o mar, na sua imensidão, na sua majestosa beleza é constituído de gotas d’água. E aí, me animo em saber que a minha gota soma-se à gota da Ir Lucimar Miranda, à gota de Sérgio Barros, de Reginaldo Veloso, de Afonso Horácio, de Cledson Reis, de Rita de Catu, de Ricardo Moreno, de Klaus Paz, de Lourdes, de Cosme e Marilene... e, com pingos das chuvas representadas pelas ações tranformadoras das crianças e dos adolescentes formaremos um grande aguaceiro.
Estou muito feliz.
Descobri que a dívida, não era com o MAC. Era comigo mesma:
Eu DEVIA retomar O CAMINHO DA FELICIDADE.
*atividade promovida pela OAB e Sindicato dos Bancários. A participação do grupo foi planejada e avaliada.

0 | Gostou? Comente aqui!:

Postar um comentário

As + lidas